O curso

O Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense está focado na formação de profissionais qualificados para assumir o planejamento, a gestão e administração de sistemas turísticos de qualquer natureza e escala, nos seus diferentes níveis específicos (estratégico, gerencial e operacional), a partir de uma visão holística da relevância do fenômeno turístico no mundo contemporâneo.
O bacharel em turismo formado pela UFF, além do conhecimento teórico-prático específico da área, deverá desenvolver um espírito humanístico crítico, que o habilite a contribuir não só para o crescimento e desenvolvimento do turismo, mas também, para a melhoria da qualidade de vida das sociedades, assumindo a posição de cidadão consciente da realidade que o rodeia. 
As principais características pretendidas para o profissional são: formação humanística; formação técnico-gerencial e práticas; capacidade crítica em relação ao turismo e às sociedades; raciocínio lógico, crítico e analítico para formular problemas e buscar soluções; espírito de liderança e capacidade de tomada de decisões com empatia e equidade; visão atualizada do mundo e em particular dos problemas nacionais.

objetivo

O currículo oferecido pelo curso de Turismo da UFF está estruturado em torno do eixo central “gestão pública e privada do turismo”, compreendido em quatro dimensões: gestão e operação do turismo, patrimônio natural e cultural, planejamento público e empreendedorismo e iniciativas sociais. Essa organização curricular articula-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Turismo, na medida em que:

Possibilita ao aluno a compreender criticamente as políticas nacionais, estaduais e locais de turismo em prática no país

Fornece oportunidades para que a formação do discente compreenda uma visão holística e crítica do mundo contemporâneo e do turismo, com base em princípios éticos profissionais e no respeito às diferenças, oferecidos por uma fundamentação teórica das ciências sociais

Capacita o futuro bacharel com instrumentos e metodologias voltados para a ação dentro do mercado de trabalho atual, tornando-o apto para o desenvolvimento de planos e projetos de desenvolvimento turístico, tanto no âmbito das organizações privadas quanto públicas

 Oferece uma base multidisciplinar de conhecimentos, que estimula o aluno para o estudo, a pesquisa e a gestão de situações relacionadas com o funcionamento de sistemas turísticos

Coloca a prática do estágio profissional como requisito curricular para a formação do Bacharel em Turismo, entendendo essa prática como oportunidade do aluno entrar em contato direto com o mundo profissional, vivenciar situações reais do mundo do trabalho, relacionando os conhecimentos teóricos à realidade encontrada

Possibilita ao aluno a iniciação científica e a realização de atividades de extensão junto à comunidade, ampliando-lhe os horizontes do mundo acadêmico e do mundo social em que está inserido

Titulação

Bacharel em turismo

Duração

Integralização da carga horária: pelo sistema de créditos

Mínimo: 7 períodos

Recomendado: 8 períodos

Máximo: 12 períodos

Turno

Turno Integral (nos primeiros 4 períodos) em Niterói-RJ

TCC

Exige como requisito para a obtenção do grau de bacharel, a realização de um trabalho de conclusão de curso, em forma de monografia, de estudo de caso ou de plano de negócio, sob a orientação de um professor e com avaliação final por uma banca de docentes.

currículos

Currículo anterior 2008-2015

 

Currículo 47.01.002

Carga horária total para Integralização do currículo: 3.450 horas.

Distribuição da carga horária total:

     Disciplinas obrigatórias: 2.790 horas

     Disciplinas obrigatórias por escolha (Inglês ou Espanhol): 120 horas (Instruções para Dispensa de Inglês)

     Disciplinas optativas: 240 horas

     Atividades complementares: 300 horas

Fluxograma Currículo 47.01.002

Novo Currículo – 2016

 

Currículo 47.01.003 (2016)

Carga horária total para Integralização do currículo: 2.990 horas.

Distribuição da carga horária total: 

      Disciplinas obrigatórias: 2.460 horas

      Disciplinas obrigatórias por escolha (Inglês ou Espanhol): 60 horas (Instruções para Dispensa de Inglês)

      Disciplinas optativas: 270 horas

      Atividades complementares: 200 horas

disciplinas obrigatórias

disciplinas optativas

Regulamento das atividades complementares

Relatório de atividade complementar

Quadro de equivalência de disciplinas

O quadro de equivalência de disciplinas indica as alterações ocorridas na estrutura de algumas disciplinas (nome, código e/ou carga horária), para o currículo novo. As disciplinas que não constarem do quadro foram mantidas com a mesma estrutura anterior.

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