ENADE 2022 – DÚVIDAS FREQUENTES

set 29, 2022

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma prova que avalia o rendimento dos estudantes concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

A prova será realizada no dia 27 de novembro de 2022, sendo os locais de prova divulgados no sistema do Inep após o preenchimento do Cadastro do Estudante.

Neste post separamos as dúvidas mais recorrentes sobre o Enade 2022, confira abaixo:

1- O Enade é obrigatório?

Sim! O Enade é um componente curricular obrigatório e a sua participação ou ausência na prova ficará registrada no seu histórico escolar.

2- Fui pré-selecionadx no idUff mas a mensagem sumiu, ainda devo fazer a prova?

Sim! Preparamos uma lista com todos os alunos que realizarão o Enade 2022, para ter acesso é só clicar aqui.

3- Quem precisa fazer a prova?

Estudantes do curso de turismo que possuem 80% ou mais da carga horário integralizada.

4- Quem NÃO precisa fazer o ENADE em 2022?

Estudantes que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2022; Estudantes que estiverem, na data da prova, matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil; Ingressantes dos cursos avaliados pelo Enade 2022 e ingressantes e concluintes inscritos em situação irregular junto ao Enade de anos anteriores.

5- Preciso me inscrever no Enade ou quem faz isso é a coordenação?

A inscrição de todos os alunos aptos a realizar a prova já foi feita pela coordenação do curso, sendo de responsabilidade do aluno o preenchimento do seu cadastro pessoal no site do Sistema ENADE.

6- Como faço para me cadastrar no sistema do ENADE?

Acesse o site do Inep clicando aqui e faça login com sua conta Gov, depois acesse o Cadastro do Estudante e atualize os seus dados pessoais.

ATENÇÃO: Você tem até o dia 26/11 para preencher esses dados

7- Por que devo preencher o questionário do estudante?

Por determinação do MEC o preenchimento do Questionário do Estudante é obrigatório e só após o preenchimento dele o aluno conhecerá o local de prova.

ATENÇÃO: quem não responder o questionário ficará irregular no INEP!

8- Os alunos que estão com a matrícula trancada também terão que fazer o ENADE?

Sim! Se o aluno está dentro dos parâmetros estabelecidos para alunos concluintes, ou seja, possui 80% ou mais da carga horária integralizada, mesmo com a matrícula trancada deverá realizar a prova para evitar situação de irregularidade caso venha reativar sua matrícula no curso.

9- Como saber o meu local de prova?

O local de prova de todos os participantes será divulgado pelo Inep entre os dias 16/11 e 27/11.

ATENÇÃO: A finalização do questionário do estudante será um pré-requisito para visualizar o local de prova no sistema do Enade.

10- O que acontece se eu não fizer a prova?

Se o aluno é convocado e não faz a prova, ele não poderá se formar até a regularização da situação, que só ocorre no ano seguinte à realização do exame.

11- A coordenação promoverá algum tipo de palestra sobre o Enade?

SIM! Nos meses de outubro e novembro faremos seminários para orientar os alunos que participarão da prova. Em breve daremos mais informações sobre as datas.

Ainda tem alguma dúvida? mande a sua pergunta para o e-mail: sgt.fth@id.uff.br

eventos

Cliente oculto no Plaza Shopping Niterói

A visita foi realizada por alunos do 7º período do curso de Turismo na disciplina de Gestão da qualidade aplicada ao turismo, com o objetivo de avaliar a qualidade dos serviços ofertados nas lojas...

Visita técnica – Rio Histórico

A visita foi realizada pelos alunos do 4º período do curso de Turismo na disciplina de Estudo do espaço turístico II, lecionada pelo professor Marcello Tomé. Registro da visita técnica. Fonte:...

Visita técnica ao Hotel Mar Palace Copacabana

A visita técnica ao Hotel Mar Palace Copacabana foi realizada pelos alunos do 1º período do curso de Hotelaria, na disciplina de Hospitalidade, com o objetivo de exibir na prática o funcionamento de...

Visita técnica ao Centro de Artes da UFF

A visita técnica ao Centro de artes da UFF foi realizada pelos alunos do 1º período do curso de Hotelaria, na disciplina de Hospitalidade, com o objetivo de observar as categorias de análise da...

visita técnica ao Hostel Brasileranza

A visita técnica ao Hostel Brasileranza, localizado na cidade de Niterói-RJ , contou com 3 alunas da Disciplina de Meios de Hospedagem, do curso de Turismo, e 2 de Resolução de Problemas em...

oportunidades

Inscrições abertas para o Programa de Monitoria

Estão abertas hoje, dia 05 de março, as inscrições para o Programa de Monitoria. No total serão disponibilizadas vagas para bolsistas e voluntários em nove projetos, sendo seis deles com inscrições do dia 05/04 a 07/04. Os editais dos demais projetos tem previsão de...

ler mais

seleção de bolsista projeto turismo náutico em Niterói

Estão abertas as inscrições para o processo de seleção de estudante de graduação em turismo ou hotelaria, com matrícula ativa na Universidade Federal Fluminense, para o projeto de Mapeamento e Promoção do Turismo Náutico em Niterói. O projeto propõe o mapeamento do...

ler mais

Nossas redes sociais

Translate »
Skip to content