A coordenação de Estágios

A Coordenação de Estágios atua como setor responsável pela implantação e articulação dos estágios na Faculdade de Turismo e Hotelaria. É ela que formaliza o estágio, verificando e assinando a documentação necessária.

O coordenador

Professor Renato G. de Medeiros

Graduado em Administração de Empresas pela UFRJ é doutor em Sociologia e Direito pela UFF, mestre em Ciências da Comunicação (área de turismo e lazer) pela USP e especialista em Turismo pela FGV/RJ. Atua como professor da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF. Já trabalhou em empresa aérea, operadora turística e foi sócio de agência de viagens. Atuou como consultor de empresas de diversos setores nas áreas industrial e de serviços. Foi sócio e gestor de empresa de consultoria e treinamento para a área de turismo e coordenador pedagógico de entidade de formação profissional com atuação nacional, no mesmo setor.

Contato: renatomedeiros@id.uff.br

Qual o papel do Coordenador de Estágios da FTH?

O coordenador de estágios é o responsável por guiar o aluno em relação às exigências e processo de celebração do estágio. Isso inclui a análise de documentos e assinatura do Termo de Compromisso de Estágio, também conhecido como “contrato” de estágio. 

Também estabelece contato com organizações concedentes de estágios para ampliar a oferta de vagas e solucionar possíveis problemas. Identifica novas necessidades institucionais, organiza e cataloga a documentação do estágio para registro, consulta e pesquisa.

Está disponível para conversar com os alunos e ajudá-los a esclarecer quaisquer dúvidas relacionadas a estágios. Ele também pode orientá-los sobre como fazer estágios de forma correta e como essa experiência pode ser benéfica para sua carreira profissional.

Qual o papel do professor orientador de estágio?

O professor orientador do estágio é o responsável por analisar se um Plano de Atividades de Estágio está em conformidade com o Projeto Pedagógico dos cursos da Faculdade de Turismo e Hotelaria. Se for aprovado, o coordenador de estágio poderá assiná-lo. Para ser capaz de orientar e dar suporte ao aluno, o professor deve ter formação acadêmica e/ou experiência prática na área do estágio.

Cabe ao aluno escolher um professor com quem se identifique para ser seu orientador. O professor escolhido acompanhará o desenvolvimento do estudante durante o estágio, oferecendo suporte técnico e orientando-o em caso de dúvidas ou problemas com a empresa. Em casos mais graves, o professor também poderá mediar conflitos entre a empresa e o aluno. Ao final do estágio, o professor orientador analisará e aprovará o relatório final do estágio.

Lei 11.788 (Lei do Estágio), Regulamento e Manuais de Estágio
Translate »
Skip to content