Institucional

A Faculdade de Turismo e Hotelaria é a sua Unidade, é a ela que recorremos quando precisamos de recursos para o bom andamento dos cursos. Seu código é FTH. Ela possui um diretor e um vice-diretor eleitos pela comunidade que a compõe, além de funcionários que trabalham para que tudo funcione.

Seu departamento é o Departamento de Turismo e seu código é STT. Ele é composto de professores e funcionários e chefiado por um chefe de departamento e um subchefe, eleitos pela comunidade que o compõe, e é a ele que recorremos quando temos demandas docentes, científicas e culturais.

A sua Coordenação é a que responde pelo seu curso, sendo composta de um professor coordenador e um professor vice coordenador, eleitos pelos alunos e professores, além de funcionários que auxiliam os alunos nas suas demandas acadêmicas diretas, como matrícula, trancamento, inclusão de disciplinas, entre outras.

direção e chefias

Prof. Dr. João Evangelista Dias Monteiro

Diretor da Faculdade de Turismo

Prof. Dr Osíris Ricardo Bezerra Marques

Vice Diretor da Faculdade de Turismo

Profª. Drª. Fábia Trentin

Chefe do Departamento de Turismo

Profª. Drª. Erly Maria de Carvalho e Silva

Sub Chefe do Departamento de Turismo

Prof. Dr. Carlos Alberto Lidizia Soares

Coordenador do Curso de Turismo e Vice Coordenador da Pós Graduação/MBA em Gestão de Serviços

Profª. Drª Fátima Priscila Morela Edra

Vice Coordenadora do Curso de Turismo

Prof. Dr. MARCELLO DE BARROS TOMÉ MACHADO

Coordenador do Mestrado

Profª. Drª. VERÔNICA FEDER MAYER

Vice coordenadora do Mestrado

Profª. Drª. CLÁUDIA CORREA DE ALMEIDA MORAES

Coordenadora da Pós Graduação/MBA em Gestão de Serviços

Prof. Dr. lélio Galdino Rosa

Coordenador do Curso de Tecnologia em Hotelaria

departamento

O Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense foi criado em dezembro de 2003, através da Resolução CEP/UFF nº 30/2003. A primeira turma foi aprovada no vestibular de 2003 e, iniciou suas atividades em março de 2003, nas instalações da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, campus do Valonguinho. No ano seguinte foi aberta a turma de extensão no município de Quissamã, em convênio com a Prefeitura local, como parte do projeto de interiorização da Universidade. A estrutura curricular estava organizada em 8 (oito) períodos, com carga horária total em torno de 3.300 horas.
 
Após o reconhecimento do curso pelo MEC, em 2007, o curriculo foi reavaliado e reestruturado para atender às necessidades mais atuais da formação do profissional de turismo. O novo curriculo foi aprovado pelo CEP/UFF no final de 2007, mantendo a estrutura curricular em 8 (oito) períodos, com a carga horária total de 3.450 horas, das quais 300 horas são destinadas ao estágio profissional supervisionado e 300 horas para as atividades complementares de pesquisa, extensão, participação em congressos e eventos, apresentação de artigos científicos, etc.

o campus

O Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense fica situado na cidade de Niterói, no bairro de São Domingos, em área conhecida como Aterro da Praia Grande. Possui mais de 10000 m² , abrigando não somente o curso de Turismo, mas diversas Unidades e seus departamentos, dentre eles o Departamento de Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria, a qual o Bacharelado em Turismo pertence. 

Campus do Gragoatá

(Foto: Paula Fernandes / Flickr UFF)

Campus da Praia Vermelha

(Foto: Paula Fernandes / Flickr UFF)

a universidade federal fluminense

Em Niterói, a UFF e seus vários campi confundem-se com a geografia da cidade, localizados em vários bairros – Centro, São Domingos, Ingá, Santa Rosa, Vital Brasil – e incorporados à rotina dos moradores. A universidade está para a cidade assim como a cidade está para a Baía de Guanabara: a UFF integra a paisagem urbana. Não há dúvida de que a UFF e Niterói formaram uma parceria bem-sucedida.
Mas se em 1961, a recém-criada Uferj contava com apenas 60 docentes, 170 funcionários e 3 mil alunos, na atualidade, a UFF corresponde a uma população de 60.180 pessoas: 3.078 docentes; 4.695 servidores técnico-administrativos; e 26.154 discentes de graduação presencial, 4.408 graduação à distância, 5.583 de pós-graduação stricto sensu e 16.262 de pós-graduação lato sensu (fonte: Siape e STI/UFF – dados apurados em 21/10/2010).
Esse universo equivale a 94 cursos de graduação (90 presenciais e quatro à distância), 76 programas de pós-graduação stricto sensu, sendo 45 mestrados e 31 doutorados, 161 cursos de pós-graduação lato sensu, 115 cursos de extensão e cinco mestrados profissionais, espalhados por Niterói e 13 municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro. A universidade tem também um núcleo experimental em Iguaba Grande e uma fazenda-escola em Cachoeiras de Macacu. São 32 unidades de ensino, quatro polos no interior, 27 polos de educação à distância (EAD) e uma unidade avançada em Oriximiná, no Estado do Pará.
A UFF tem uma biblioteca central (do Gragoatá), 23 bibliotecas setoriais, 349 laboratórios, 437 salas de aula, nove anfiteatros, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) com 276 leitos, a Farmácia Universitária e um colégio de aplicação (Colégio Universitário Geraldo Reis).
Na área cultural, a universidade conta com a Editora da UFF, a Livraria Icaraí, o Cine Arte UFF, teatro, galeria de arte, a Orquestra Sinfônica Nacional, o conjunto Música Antiga e o Quarteto de Cordas.

estrutura

SALA 105:

Laboratório de Informática

SALA 107:

Laboratório de Governança

SALA 107:

Laboratório de Governança

SALA 109:

Laboratório de Alimentos e Bebidas

SALA 103:

Sede da empresa júnior das Faculdades de Turismo e Hotelaria, Leve – Consultoria e Gestão de Projetos)

SALA 301:

Núcleo de Projetos – FTH (Ramal: 1845)

SALA 303:

Coordenação de Pós-graduação

MBA (Ramal 9865)

SALA 307:

Coordenação de Turismo e Hotelaria (Ramal 1843)

SALA 309:

Departamento de Turismo (Ramal 9888)

SALA 313:

Secretaria da FTH (Ramal 1840)

SALA 317:

Chefia do Departamento (Ramal 1842)

SALA 302:

Sala dos Professores 1 – Petrópolis (Ramal 1846)

SALA 304:

Sala dos Professores 2 – Paraty (Ramal 1847)

SALA 306:

Sala dos Professores 3 – Itatiaia (Ramal 1848)

SALA 308:

Sala dos Professores 4 – Armação de Búzios (Ramal 1849)

SALA 316:

Sala de Aula Mestrado

Translate »
Skip to content