O projeto Pesquisa Aplicada na Área de Agricultura Familiar e Circuitos Turísticos Experiências do Brasil Rural) é resultado de uma parceria entre o Ministério do turismo, o Ministério da Agricultura e a Universidade Federal Fluminense, sendo a execução do projeto de responsabilidade desta última. O Projeto busca fomentar e apoiar o desenvolvimento do turismo em áreas rurais, por meio de um trabalho focado nos produtos associados ao turismo que se encontrem dentro de rotas turísticas e pertencentes às cadeias agroalimentares do queijo, do vinho, da cerveja e dos frutos da Amazônia, que contemplam a diversidade geográfica de produtos e serviços turísticos a serem trabalhados. Neste sentido, o objetivo geral do projeto é ampliar e diversificar a oferta turística brasileira, por meio da inserção de produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico brasileiro, além de apoiar a formatação e o posicionamento de produtos e roteiros turísticos de experiência no meio rural. Tais cadeias produtivas foram definidas pelo MTur e o MAPA a partir das políticas públicas e priorizações de ambas as pastas, no escopo do Acordo de Cooperação, cujo objetivo é “promover o fortalecimento da agricultura familiar no turismo por meio do incentivo à promoção e comercialização de produtos e serviços da agricultura familiar no turismo”. Foram levados em consideração o potencial de desenvolvimento de atividades de turismo relacionadas às cadeias produtivas; sua distribuição territorial, visando abranger uma maior diversidade de regiões com o projeto; bem como, buscou-se priorizar o apoio a cadeias sensíveis, que são as mais sujeitas à concorrência com produtos internacionais no mercado interno. O foco de atuação do projeto são os empreendimentos da agricultura familiar, que atuem na produção agrícola e pecuária, na agroindústria, no extrativismo e no turismo. Os demais empreendimentos componentes dos roteiros também poderão ser beneficiados, desde que estejam diretamente relacionados às cadeias produtivas priorizadas.
Coordenador: Osíris Marques
Técnicos administrativos envolvidos: Cláudia Valéria Pimentel; Vinícius Neves Gonçalves.
Docentes envolvidos: Adriana Lima; Diana Castro, Helena Catão, Priscila Edra, José Dantas, Marcello Tomé, Verônica Mayer, Manoela Valduga, André Brandão.
Início:2021
Alunos envolvidos: Amanda Lacerda Jorge (PPGS-UFF), Beatriz Carvalho Tavares (PPGTUR-UFF); Eduardo Silva Sant’anna (PPGTUR-UFF); João Victor Hortencio Silva (PPGTUR-UFF); Marllon Santos da Silva (PPGTUR-UFF); Natalia Spitz Gaspary (PPGTUR-UFF); Ricardo Luis da Silva (PPGTUR-UFF); Romário Loffredo de Oliveira (PPGTUR-UFF); Valério Rodrigues de Souza Neto (PPGTUR-UFF); Bernardo Fortuna Albarello (Faculdade de Turismo e Hotelaria – UFF); Lizandra Barcellos Ladeira (Faculdade de Turismo e Hotelaria – UFF); Igor Moura Barbosa Eiras (Faculdade de Turismo e Hotelaria – UFF); Samantha Coelho Bastos (Faculdade de Turismo e Hotelaria – UFF).
Nível acadêmico: Mestrado e graduação
Órgão financiador: FEC (MTur e MAPA)
Site: http://pesquisaturaf.uff.br/experiencias-do-brasil-rural/