Este projeto de pesquisa aplicada propõe o mapeamento do potencial do turismo náutico no município de Niterói, o diagnóstico da competitividade do destino segundo as exigências da demanda, e o desenvolvimento de um plano estratégico para a promoção da cidade. Com sua localização privilegiada, sendo banhada pelo Oceano Atlântico e pela Baía de Guanabara, a cidade dispõe de belas praias com boas condições de balneabilidade durante todo o ano, diversas ilhas oceânicas e um litoral bastante recortado, propiciando a prática de atividades náuticas e esportivas, incluindo passeios de barco, vela, mergulho, pesca e remo. Adicionalmente, Niterói possui a maior densidade de clubes náuticos no país, possibilitando que embarcações de vários tamanhos possam atracar e fundear na cidade. A cidade também desfruta de uma sólida cultura náutica, recebe eventos esportivos e competições, e possui um histórico de atletas renomados e vários medalhistas olímpicos no iatismo. Entretanto, apesar de todos os recursos naturais e potencialidades existentes, o município ainda não explora o turismo náutico de forma profissional e sistemática, perdendo oportunidades com a atração de turistas em segmentos e nichos especializados e de alto valor. A estruturação das potencialidades do turismo náutico, com a profissionalização dos agentes e investimentos em infraestrutura segura, pode gerar benefícios para os empreendedores locais, posicionar e valorizar a imagem da cidade como destino turístico, abrindo novas alternativas econômicas sustentáveis e de baixo impacto ambiental, promovendo a saúde e o bem-estar. Assim, este projeto pretende contribuir para o desenvolvimento de uma posição de liderança do município de Niterói como um destino turístico náutico e esportivo.
Coordenador: Verônica Feder Mayer
Docentes envolvidos: Marcello Tomé; Ambrozio Queiroz (CEFET / PPGTUR); Gabriel Marcuzzo (UFF Depto. de Empreendedorismo)
Início:2020
Alunos envolvidos: Mariana Brandão Cavalheiro (Pós-doutoranda do PPGTUR).
Áreas do conhecimento: Turismo
Órgão financiador: Prefeitura de Niterói
Palavras-chave: Marketing Turístico; Turismo Náutico; Comportamento do Turista